Sem sombras de dúvidas este foi uma das obras mais incríveis que já li. Tanto no aspecto literário, quanto no teológico, quanto no prático, quanto no filosófico. Fica ai uma obra que acho que deveria ser uma obra de estudo e leitura obrigatória nas escolas. Sobretudo num mundo hoje em que distorcera tanto a Biblia, que a transformaram a opinião popular de que ela é uma fabula. Bem, C. S. Lewis, de forma extremamente simples, mas tão consistente, vem resgatar de modo bem simples, uma pintura do aspecto geral do que é o verdadeiro cristianismo proposto pela Bíblia, sem todo esse "borrão" que se tem nos dias de hoje.
Vale lembrar que Lewis viveu durante as duas guerras mundiais, foi professor da Universidade de Oxford na Inglaterra, estabeleceu grandes laços de uma amizade muito achegado com o J. R. R. Tolkien (autor do "O Senhor dos Anéis"). Participou militarmente da I Guerra Mundial. E por muitos muitos muitos anos passou por um período no qual se considerava absolutamente um ateu convicto, ateusasso mesmo, mas a partir da década de 30 principalmente (aos 32 anos) passou a defender a fé cristã. E mais para frente escreveu a obra que o tornou muito famoso: "As Crônicas de Narnia", um dos livros mais lidos em todos os tempos, qual até mesmo foi para as telas do cinema (infelizmente numa versão distorcida do livro).
Este livro foi resultado de um programa que Lewis fez a rádio BBC, na Inglaterra, durante a IIGM, quando a Inglaterra estava sendo fortemente traumatizada e bombardeada pelos alemães. Lewis foi convidado para trazer mensagens de animo, para levantar a moral do povo inglês. E essas mensagens foram tão aclamadas, que se tornou logo neste livro, "O Cristianismo Puro e Simples".
Para comprá-lo: Livraria Cultura