Considerações Sobre Astrologia



Confeço, do mais fundo do coração, que é um assunto que não me intriga, não me atrai, não me lança a menor sobra de atração ou dúvida. Porém, fiquei incrivelmente abismado quando notei na quantidade de pessoas que acreditam ou que simplesmente estão balançando pelas ondas, pois não estão profundamente estruturados numa firme e sólida rocha. E devido a isso, faço aqui alguns comentários sobre tal.


O que é astrologia?
Uma prática mística pagã que visa observar os astros, mistificando-os para com o comportamento humano. De modo, que a partir de um conjunto de regras, fórmulas, desenvolvidos, dizem poder prever atitudes, comportamento e traços de caráter humano; ao mesmo tempo, afirmando, que pessoas que possuem um signo x, possuirá certas características, caráter...

História da Astrologia
Astrologia é diferente de astronomia. Porém, no inicio, não havia essa distinção. Alguns arqueólogos dizem que no passado, antes da escrita, provavelmente, as pessoas usavam os céus e as estrelas, como um livro, para contar e gravar histórias para os seus descendentes. Um pai por exemplo, tomaria seu filho no colo numa bela noite estrelada, e então associava determinadas estrelas, ou alguns desenhos (ao se ligar os pontos - no mais tardar, chamados de constelações) com alguma história, um personagem. De modo que sempre que o garoto olhasse para tal, lembraria de tal história e associaria a tal.

O povo hebreu em especial usava-se disso, as estrelas era o livro das hitórias dos feitos de Deus. "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." (Salmos 19:1) Sendo a idéia original é como se realmente os astros, as estrelas, elas contassem, falassem sobre tais obras. E também parece atribuir que em Órion, mais especial em Betel (talvez, a origem da palavra Betegeuse - a estrela maias radiante; o ombro) é onde há o morada de Deus, a cidade celeste. Porém, não tem como afirmar isso; apenas impressões deixadas, não claramente reveladas.

Já os povos pagão, em geral, observavam para tais objetos de modo como se tais fossem deuses, coisas do tipo. Praticamente, todos os povos pagãos associaram de forma mistica os astros. Dos egpisios até mesmo os 'sábios' gregos. Paralelamente a isso, também se desenvolveu o calendário. Através da observação e especialmente das práticas agrícolas, passaram a notar os eventos mensais tendo os eventos da Lua por referência a tal, sendo o mais importante, a maré. Também, passaram a notar os ciclos anuais das estações.

Ao mesmo tempo, povos associavam as estrelas como deuses, diziam que se algumas pessoas especiais morressem, se tornariam uma estrela; iria para pertos dos deuses, ou se tornariam um deus. No caso dos faraós por exemplo, associavam que tais eram, de certa forma divinos; assim, tendo uma relação entre "o ser humano com as crenças misticas do que eram os astros". Ou seja, pessoas com virtudes e poderes especiais. Aí já pode-se ver a associação, de modo que "misticamente" os astros afetam, de algum modo, o homem.

Vários povos tinham os seus modelos, cada um com sua superstição.

A Astrologia Usual
Não sei praticamente nada de como são os cálculos usados na astrologia, e não pretendo saber. Porém, a partir de uma análise da idéia, é possível se chegar em algumas conclusões.

A astrologia em geral quer dizer que a posição dos astros - no "mapa natal" - com relação aos signos. E assim aos signos das pessoas (os quais tais estão fixos como períodos dos anos). Sendo esses signos como pedaços do arco de uma circunferência, a cada 30 graus corresponde um a signo; assim, no total, temos 360/30 = 12 signos, os quais todos conhecem.

A origem da denominação e posicionamento de tais é obscura. Não sabem ao certo. Dizem, que os gregos já tinham tal modelo. E também, não sabem dizer ao certo, se os signos tinham alguma relação com as constelações do zoodíaco. Mas, a principio, os astrologos dizem não haver qualquer relação entre os signos e as constelações. Ou seja, o signo de Capricórnio não tem relação alguma com a constelação de Capricórnio. E assim, por diante.

Porém, esse mapa natal já era usado como meio de calendário, principalmente para verificar a estação do ano. Algumas fontes - não sei se confiável ou não - diz que foi a partir de então, que nomearam as constelações. Talvez assim, atribuindo o nome a constelação em referência a um signo, e não o contrário.

Na técnica, é feito um monte de comparações - o que chamam de cálculos - inventam de usar algumas ferramentas matemáticas (ou seja, se usam matemática então é ciência, tem credibilidade. Sendo que a próproa fisica, que usa muito e com mais vigor e base a matemática, ainda assim, muitas coisas deixam de ser plausíveis e matematicamente contraditórias).

Então, se diz assim: "Você tem que traças um triângulo entre aqui e ali, ver como são os seus angulos, as distâncias. E depois você traça umas outras figuras geométricas etc. E para deixar mais legal ainda, mete um log e limit aqui e ali." Bem, feito isso, então vem a parte mais importante: "interpretar".

Isso é uma ideologia ptagórica!
- Mas Pitágoras foi um grande matemático.
- Sim. E daí?
- Ele deve ter notado coisas que outros não perceberam através da matemática.
- Ele também acreditava que não existiam números irracionais. Houve até homicidio na história da "escola dos pitagóricos" (os vegetarianos) porque alguém notou que nem tudo era feito a partir de números inteiros.

Ideologia Ptagórica
A idéia de Pitágoras era a mistificação da matemática, como se houvesse um aspecto sobrenatural nos números, de modo que eles diziam alguma coisa, do tipo: "O número 2 representa isso no Universo." Infelizmente há cristãos, que também possuem algumas idéias semelhantes, muitos dizem que o 7 é o número da perfeição (4 elementos + trindade). Donde tiraram isso? Uma das idéias mais absurdas de Pitágoras, foi no seu modelo astronomico-mistico, de que no universo, os subspaços entre as "órbitas" dos corpos celestes conhecidos, eram 6 ao todo (se não me engano), cada uma representava uma nota musical. Pois ele havia associado que certas notas musicais eram representados por um número. E assim, ele creu, mistificou a idéia de que o universo tinha essa harmonia musical.

Kepler - um importante, cristão, e extraordinário astronômo - também tinha um tanto dessa visão Pitagórica. Como quando ele desenvolveu o seu modelo geométrico de sistema solar; no qual as órbitas dos planetas, seus subespaços, posicionamento; eram definidos pelas figuras geométricas regulares pitagóricas, que eram 6 ao todo. Associando, interpretando, ou melhor, FANTASIANDO, que esse 6 era o mesmo, tinha o mesmo significado dos subespaços entre as órbitas dos planetas. E então associou para cada uma de tais, um desses objetos geométricos.
Imagem:


O que é a astrologia além da mesma fantasia, da mesma crença, da mesma mitologia? Triângulos? Alguma razão em especial, ângulos? Ou por que tais simplesmente possuem uma pseudo-fé nisso? [pois fé verdadeira vem de Deus].

Um triângulo é um triângulo, um ângulo é um ângulo. Nada mais quer dizer do que isso. A matemática nua e crua é essa, não tem como afirmar nada além do que ela diz. O resto é teoria, é física, é astrologia. As possibilidades do que pode-se associar a tal são n, com n tendendo ao infinito. E para uma teoria, ela adapta o que quiser.

Comparações, Modelagem e Amostragem
Há alguma coisas interessantes na natureza. Por exemplo, o famoso número de ouro, ou áureo. Tal número, você ao mesmo tempo que não encontra em nenhum lugar, apenas na matemática, você encontra várias coisas apontando a tal.

Você não encontrara nada na natureza que tenha esse número de fato. Pois ele é irracional, tem uma precisão infinita e não periódica. Já os objetos do dia-dia pelo contrário, possuem – em geral – uma precisão finita e periódica. Contudo, é possível encontrar várias coisas que possuem uma razão áurea. O que isso quer dizer? Bem, primeiro pense num primo bem conhecido de tal número, o PI (∏). Ele também é um irracional. E o vemos principalmente na circunferência. Ou seja, se pegar uma equação x² + y² = r², e pegar sua circunferência e dividir pelo raio, o resultado será PI. (c = 2∏r). Mas, te desafio a encontrar tal na natureza, desse modo. Encontre uma circunferência em que dividindo exatamente a sua circunferência pelo raio, se obterá tal valor. Olha, o melhor que já obtive, foi com uma moeda de 10 centavos, chegando a razão de 3,6 se não me engano. Mas a partir de uma modelagem e um estudo mais aprofundando, você compreende que tais coisas “seguem tais proporções”, estão sempre ali naquele limite com algum desvio, mas estão no limite, na região, tendem aquilo.

Porém, como é com a astrologia? O que ela afirma? Bem, eu sou de signo gêmeos, irei consultar algum site e ver o que tal afirma:

Site: www.astro-saber.com/2008/05/o-signo-de-gmeos.html

Data: 22 de maio – 21 de junho [eu, praticamente, no meio do negócio: 31 de maio – logo, deveria estar mais preciso no limite da coisa]

Qualidade zodiacal: Mutável
Elemento zodiacal: Ar
Signo complementar: Sagitário
Oposto psicológico: Pisces [acho que peixe]

Correspondência astrológico-anatômica: Sistema respiratório inferior (brônquios, pulmões), clavícula, ombros, braços, mãos, costelas, costelas superiores, nervos.

Profissões: Trabalho em jornais, revistas e televisão; desenho de projetos, cartografia, digitação, estenografia, trabalho em bibliotecas, escritos em geral.

Simbolismo espiritual: Música, danças, cânticos.

Qualidades: Versatilidade, adaptabilidade, informalidade, simpatia.

Debilidades: Mutabilidade, superficialidade, incerteza, inconstância, plágio, loquacidade.

Tipo físico: Estatura alta, talhe esbelto e flexível, pode ser magro, membros compridos, mãos bem feitas, rosto trapezoidal ou ovalado, nariz fino, pelo rosada. Voz, gestos, postura e andar sempre jovens.


Comentários – Parte 1ContradiçãoQuanto a essa primeira parte do que foi dito. Bem, vamos avaliar. A primeira vista, há uma contradição de informação no mínimo engraçada. De inicio, diz que a qualidade zodiacal é a “mutabilidade” (mutável), mais a seguir, diz que uma das qualidades é a “adaptação” (o que também implica em mudar, mudança, mutação... está tudo ali no mesmo circulo de sinônimos); mas mais a seguir diz ser a “mutabilidade” uma DEBILIDADE. – Ou seja, contradição. Matematicamente, isso implicaria num absurdo, logo, toda a tese, teoria, estaria refutada, rejeitada.

Informações sem sentido
Isso normalmente é um método de impostura intelectual, ficar falando coisas que parecem significar coisas, mas que na verdade, não tem muito sentido, não passam de palavras exóticas ou de clichês. Por exemplo, o tal do elemento zodiacal, o ar.

Os Elementos ZodiacaisOs signos do fogo são: Carneiro, Leão e Sagitário
É o dinamismo o entusiasmo, a grande necessidade de dominar, de transformar, de evolução e criação. Aos signos do fogo é atribuída uma forte característica aventureira, são a chefia, o domínio e a inovação. As dificuldades estimulam as suas energias, as dificuldades e as demoras despertam a necessidade de seguir em frente.

Os signos da terra são: Touro, Virgem e Capricórnio
Estes são os signos mais voltados voltados e para os valores materiais, dotados grande capacidade de desenvolverem um sentido prático nas coisas, tarefas e tudo o que lhes surja. A terra é a solidez, a energia, a resistência e o desprendimento. Muitas vezes este signos pecam por falta de imaginação que muitas vezes é superada por um grande poder de concentração e espírito de observação.

Os signos do ar são: Gémeos, Balança e Aquário
Possuidores de forte capacidade intelectual e de comunicação. Dotados do culto dos intercâmbios, uma forte necessidade de expansão e desenvolvimento. Doutro modo nenhuma das faculdades mentais seria possível.

Os signos da água são: Caranguejo, Escorpião e Peixes
Estes signos estão ligados à emotividade, à receptividade, disponibilidade e auto-controlo. Sem as grandes capacidades imaginativas destes signos da água, a humanidade ficaria privada da poesia e do misticismo.
Fonte: www.fontedeluz.com

Ou seja, eu sou ar. Então, se faz colocam coisas genéricas, informações genéricas!!! Todos tem alta capacidade intelectual, e Albert Einstein é peixes, logo, água. Ou seja, não é constante. Vale para todos! Há pessoas inteligentes e bastante intelectuais que nasceram em todos os dias do ano! O que vai depender é do estilo de vida da pessoa, da educação principalmente. Na Europa, as pessoas lêem em média de 10 livros por ano, disse um estudo certa vez, e no Brasil, nem 3. Ou seja, todo Europeu é “ar”??? Outro detalhe, é que as informações, não se comprometem. Do tipo, diz que o “ar” é intelectual, mas não mostra qual entre tais é o “mais burro”. Diz também que tenho alta capacidade de comunicação. Bem, de acordo com um outro teste de personalidade, sou INTJ, e uma das maiores dificuldades é a de expressar com clareza para os outros meus profundos pensamentos! Outra contradição. “Culto dos intercâmbios” (que raios é isso? – palavras para dar credibilidade). Forte necessidade de expansão e desenvolvimento. Bem, segundo Darwin isso faz parte da natureza de todo ser vivo. rs. E mesmo assim, creio eu ser uma das pessoas mais humildes quanto a essa idéia vaga deixada do que é expandir... e desenvolvimento? No que? Pois a Biblia afirma, que todo o ser humano, deve-se desenvolver fisicamente, mentalmente e espiritualmente todos os dias... tanto para quem nasceu, no dia 1 de janeiro, quanto ao que nasceu 31 de dezembro (ops! Mesmo signo hehe). E por cima ainda diz: “Doutro modo nenhuma das faculdades mentais seria possível”. Mais um clique ridículo! Todos os seres humanos são dotados de faculdades mentais, as mesmas, e cabe a nós desenvolvê-las de maneira harmonioza, com o estudo, exercício, raciocínio.

Porém, vou bisbilhotar os outros> Olha, eu sou bastante água... pois sou bastante disponível e gosto muito de auto-controle. Puts! E ainda traz uma informação bem comprometedora, dizendo que sem tal signo, a humanidade não teria poesia nem misticismo! E eu que pensava que o místico era fruto da descrença na Verdade. E a poesia? Ora, eu me acho alguém muito poético quando decidido a fazer. E todos os poetas eram “água”? Bandeira nasceu em 14 de abril, Carneiro. – Manuel, Bandeira... você virou as costas para a astrologia desde o nascimento! Foi por isso que disse para andorinha, passar a vida à toa?

Os “terras”, todos os materialistas, capitalistas, implicitamente a maior parte da humanidade, são “terras”. (repare, que tudo dito, facilmente, e com freqüência, é passível de ser usado em qualquer outro elemento(signo)). E eu também sou ótimo com trabalhos manuais, meter a mão na massa. Como montar portais com madeira e sisal na amarra, sujar de lama e tudo mais, e até melhor do que muitos touros. “A terra é a solidez, a energia, a resistência e o desprendimento.” Se isso não fosse meramente poético, diria ter algum valor. Diz que “muitas vezes” (olha lá os termos descomprometedores de novo... só falta, podiam escrever “às vezes”) não tem criatividade. Ó que pena! Creio que todos os publicitários frustrados, são “terra”... RS. Mas tais tem muita concentração e boa capacidade de observação, olha, aí duas coisas que eu sou fortemente!!! Opa, mas sou ar.

E quanto ao “fogo”, ali descreveu parte de mim, sou tudo aquilo e mais um pouco.

E então, como fica? Considerar que tais caracterizações significam alguma coisa é no mínimo ser MUITO TOLO!!!

Anatomia - Parte 2Achei no mínimo engraçado essa parte. Fico pensando como é que eles decidiram o que era o quê para cada um. Acho que o nome que vinha na mente iam colocando. Fora que se percebem não respeitar nenhuma hierarquia. Por exemplo, num signo diz que tem cabeça, noutro signo diz que tem ouvidos e orelha, e noutro signo, que tem nariz, língua e cabelo. rs E por assim vai.

Vamos lá, no meu caso: “Sistema respiratório inferior (brônquios, pulmões)”. Pelo contrário, tenho um excelente sistema respiratório. Agora, será que é por que sou gêmeos, ou porque pratico exercícios aeróbicos desde criança, e toco trompete e canto? E o que dizer de outros gêmeos que tem problemas respiratórios? “Clavícula”, me digam o que é alguém com uma boa clavícula e uma pessoa com uma clavícula não boa? O que faz de eu, gêmeos, ter uma clavícula melhor do que meu irmão, que é de Agosto? “Ombros”, tenho ombros largos, adquiri principalmente quando fazia karate. E conheço muita gente de outros signos que também possuem e melhores que os meus, e também a maioria dos gêmeos que conheço tem uns ombros nada especial. “Braços”, os meus são mais finos, porém, fortes devido aos exercícios; e ai o que quer dizer? Apenas que não sou aleijado? “Mãos”, as minhas são pequenas e finas. “Costelas”, nunca avaliei o que minhas costelas têm de especial? “Nervos”, ??? Me pergunto, o que um médico, professor de anatomia tem a dizer sobre isso. Também, relembro, que de todas, as partes que mais se destacam em meu corpo, além do nariz italiano, minhas pernas.. tais, não foram mencionados.

Profissão - Parte 3Outra descrição bem generalista, aliás, “Digitador”. Isso é profissão? Quem hoje, que trabalha, e usa computador não sabe digitar? A digitação é uma habilidade que se recebe ao nascer como gêmeos ou que se desenvolve ao ficar fazendo trabalhos no PC? Mas em geral, deu a entender que a profissão ficou em algo a lidar diretamente com livros, como escritor, ou algo do tipo. Bem, de fato, eu gosto de ler, estou sempre lendo em torno de 3 livros além da Bíblia. Mas como fica as outras pessoas de outros signo que lêem muito mais? Como ler, não é uma característica, habilidade, nem tarefa que determina uma profissão (pois que profissão não é precisa ler? Que curso universitário?) Vamos supor que é meramente em função do signo. Porém, digitar, escrever noticias e coisas do tipo, é algo genérico, todo mundo faz, todos os signos faz. Será que todos os colunistas do The New York Times são Gêmeos? E no meu caso, o tiro foi bem longe do alvo. Algo que nunca quis na vida era trabalhar numa biblioteca, seria algo muito tedioso para mim; minha maior vocação é para lecionar, desenvolver códigos, aplicações e ser um analista, estrategista, ao mesmo tempo, meu teste vocacional também dava muito para a área biológica em medicina. Sou controler hoje, e certamente, um futuro professor, ou corretor da bolsa. Escrever blogs, todos os signos fazem. Além, de não definir aquilo que um gêmeos não seria profissionalmente, e ser bem especifico... ao invés de abordar de forma generalista... o que disse, errou feio.

Simbolismo espiritual: Música, danças, cânticos.” Gosto sim, muito de música. Porém, quem não gosta? Os anjos no Céu amam. E aqui na Terra, então, o que dizer? Creio esse ter sido um absurdo. Dizer que todo músico é gêmeos é no mínimo ser tolo. Porém, detesto danças. E cânticos, está ali na mesma laia da música. Opa, e todos os adventistas do sétimo dia que amam entoar cânticos de louvores a Deus são gêmeos?


Qualidades: Versatilidade, adaptabilidade, informalidade, simpatia.” Sou isso, entre muitas outras. Contudo, talvez não tão simpático assim. Cadê as outras qualidades? E apenas um gêmeos pode ser isso? Tais também não fazem parte da vida de muitos outros sagitarianos? E se informalidade é qualidade, formalidade é problema? E de fato, essas não são as qualidades em mim que mais se destacam.

Debilidades: Mutabilidade, superficialidade, incerteza, inconstância, plágio, loquacidade.” Além da contraição, pois diz que mutabilidade é debilidade, enquanto adaptalidade é qualidade; também diz que sou superficial, acho que esse foi o maior absurdo quanto a minha pessoa. Porém, é fato, que as pessoas em geral no planeta são superficiais (tentou ser bem generalista e errou com o caso particular né?). Incerteza? Sou uma das pessoas mais confiantes e certas quanto ao que fazer, e nos momentos de dúvida e indecisão, o qual todos passam, sou paciente, longanimo e procuro a orientação de Deus e encontrar um caminho. Inconstância? Como assim? Não gosto muito de seguir um roteiro, porém, para outras coisas sim, sigo e bastante; já com relacionamentos, sou muito mais constante que muitas outras pessoas que conheço de outros signos. E tudo isso varia bastante, conheço vários outros gêmeos que... Plágio? Como assim? Essa foi a campeã da vagacidade. “loquacidade”, olha aí a impostura intelectual gente. Porém, sou sim, e bastante. Assim como conheço muitos outros gêmeos que não são, e outras pessoas de outros signos que são e não são. E claro, o treino, aulas, a leitura, fazer matemática, entre outros, desenvolve a habilidade.
E por fim:

Tipo físico: Estatura alta, talhe esbelto e flexível, pode ser magro, membros compridos, mãos bem feitas, rosto trapezoidal ou ovalado, nariz fino, pelo rosada. Voz, gestos, postura e andar sempre jovens.”

Alto? Depende do referencial, tenho 1,86. Para o Brasil, talvez uma estatura alta. Já para Alemanha, Noruega... não sei se é tão alto. E o que dizer dos gêmeos baixinhos? Esbelto? Isso não tem haver com a alimentação e estilo de vida? O que dizer dos gêmeos norte-americanos? (onde 60% da população são obesos, e creio que os gêmeos não escaparam do índice). Flexível? Hauauhauhuahua. É, se você for sedentário, não se alongar regularmente, e ainda for muito stressado, mesmo você nascendo no meio do período de Gemeos (31 de maio) você deixará de ser um gêmeos. Hehe. Membros compridos? Quais membros? O que dizer das minhas mãos? E apesar da estatura, calço apenas 39/40. Graças a Deus que minhas mãos são bem feitas. E sinceramente, acho que conheço apenas umas 3 pessoas que não possuem mãos bem feitas, devido a problemas no desenvolvimento do feto. Essa foi no mínimo hilária. (fica claro, que o publico alvo dessa informação, era para mulheres não muito pensativas, vaidosas... e que adorariam ouvir que suas mãos são lindas.) O meu rosto é diferente de tudo isso. Meu nariz é enorme. Minha pele não é rosada, e não sei definir. E eu que pensava que o importava eram a melanina!!! Não sabia que era o signo!!! Bem, tenho uma noticia estranha para os africanos que nasceram do dia 22 de maio à 21 de junho: “Alguém se enganou, vocês não gêmeos. De certa forma, apenas mais os europeus”. Voz jovem? Gestos jovens? Postura jovem? Andar jovem? Está aí algo muito mais associado a saúde do que qualquer outra coisa. Além de todos os itens serem questionáveis quanto a caracterização “jovem” (creio que nem o autor da informação saberia definir bem o que seria.); não querem dizer nada. Quer dizer que eu nasci com voz, gestos, postura e andar jovem? Pois diz que é “sempre”? (haha, se não quer se comprometer não use termos comprometedores.) E mesmo quando estou doente ou debilitado? E quando eu estiver com 200 anos? Como será?


Parte Final do Quanto as Caracteristicas de Gêmeos – Personalidade
As pessoas que têm gêmeos no ascendente procuram ter uma vida sexual ativa e variada. [Quando casado sim. Porém, nada de lascívia, nem de traição. E não sabia que os demais signos não procuravam ter uma vida sexual ativa, ainda mais numa sociedade tão pornográfica como esta.] Fazem de tudo para manter seu relacionamento vivo e próspero. [óó, a famosa busca da felicidade que há em todos; se você não é gêmeos, saiba, que teóricamente não deveria manter um relacionamento vivo, tão pouco próspero. Se divorcie o quanto antes.] Alguns são [pode ser 1, ou 2, né?] demonstrativos e apaixonados, podendo [é possível, talvez, também né?] expressar um pouco [o quanto seria pouco?] de egoísmo em seus relacionamentos. São calorosos e sensuais [acho que não sou muito isso], precisando aprender [os outros signos não precisam?] a levar em consideração as necessidades de seus parceiros. Outros [2, 3, 5...?], são extremamente carinhosos e exigentes, com a tendência [pois é, mundo capitalista né?] de se tornarem possessivos.

Os geminianos têm dificuldade para se concentrar numa só coisa, eles simplesmente não conseguem. [Pois é, por isso eu preciso sempre me concentrar em pelo menos 10 coisas ao mesmo tempo... ou como nesse exato momento, que apenas estou concentrado nesse post sobre astrologia. Puts, e nas provas de calculo na faculdade, eu estava concentrado em mais o quê?].Têm [não demonstro tudo o que sei, nem sinto tanta necessidade assim] de mostrar o conhecimento que têm sobre todos os assuntos, e procurar saber o que nós sabemos [mas não assisto BigBrother? E os que assistem são gêmeos?] e porquê e onde e como conseguimos essa informação [É preciso ser Gemeos para trabalhar na CIA ou ser um interrogador do exército?]. São faladores [eu falador????? Talvez na China.], e espalham o seu talento pelo mundo [Mal sai de São Paulo.]. Adoram receber nova e interessante informação [Pois é, os outros signos não gostam.], para em seguida a espalharem [Não gosto de fococar.]. Não esquecer que existem duas pessoas dentro de um Gemeniano. [Agora se associa o signo de gêmeos, com a simbologia grega da constelação né???]

A despreocupação da criança e a racionalidade do adulto é o grande conflito da personalidade do geminiano [Te garanto que não tenho o mínimo conflito com isso.]. Fazer a grande transformação é seu desafio principal. [Não é mesmo.]

O nativos deste signo estão sempre rodeados por pessoas [não mesmo. Sou do tipo mais anti-social], eles fascinam e seduzem [gostaria que fosse assim rs]. São difíceis de nos aproximar-mos, temos de passar pela multidão [só se for de bactérias espalhadas no ar.]. Têm poucos verdadeiros amigos [ Um touro tem muitos?]. Precisam de estímulo [Eu não.] e alguém que partilhe dos mesmos interesses [Eu lido bem com isso. De modo a nem ter essa necessidade. Aliás, é difícil encontrar alguém com os mesmos.]. São difíceis de acompanhar [Depende, acompanhar o quê?]. Mantêm-se à volta de pessoas que o compreendam. [Em geral, não.]

Apesar de ser o signo menos introspectivo do Zodíaco ele não aprecia falar de seus momentos íntimos ou difíceis[Muito pelo contrário. Basta ler o blog.]. Com seu jeito de infantil ele mudará de assunto [olha , não sabia], exibindo a sua natural mutabilidade. Gêmeos pode fazer sofrer quem o ama [Mulheres, não se casem com os gemos. Apenas com os outros signos.. Pois eles não podem te fazer sofrer.], pois adora a liberdade [Willian Wallace era gêmeos?] e não gosta de obrigações [Sabe, até que gosto. Depende. E não sabia, que os outros signos gostassem tanto de obrigações. Já sei com quem vou casar, com uma peixes, pois ela vai ter o maior prazer em de levar o lixo para fora e lavar o banheiro rs.].

Os geminianos percebem a realidade como se estivessem sempre pairando acima das coisas, lá no alto [Davi era gêmeos? Salmos 91], de onde abrangem muito mais longe e registram as coisas de uma forma mais intuitiva [Matemáticos são todos gêmeos?] e não necessariamente racional [Eu sou essencialmente racional.]. As vezes [e nas outras vezes?], o geminiano entra em choque com seu próprio sentido analítico, com sua mente racional, que tenta bloquear o outro lado [Que lado? Não é função do raciocínio fazer essas análises?]. Daí o conflito e a mutabilidade dos humores [É daí que eu mudava? Pensava eu que pensava ser stress.]. O conflito constante entre o intelectual e o emocional [coitado do meu emocional], o masculino e o feminino [isso quer dizer que tenho duvidas quanto a minha masculinidade?], o mortal e o imortal [NENHUMA!], o Olimpo e a terra [Tentou ser poético, e vender o peixe, mas perdeu o crédito depois dessa. – Ops, mas já não tinha.]

O geminiano é bastante curioso, inteligente e muito mutável [os outros não? Todas as crianças são gêmeos?]. Estará sujeito [qual signo não está?] a inquietações.Não vai 'abrir' muito facilmente sua alma, e não se sentirá atraído para viver momentos 'românticos e melosos' [o resto tudo abre facilmente, nem é preciso pedir né?]. Ele irá preferir uma comunicação franca [os outros gostam de falsidade?], sobre o que está acontecendo, por exemplo, já que ele está sempre bem informado sobre tudo. Tendo uma inteligência muito rápida [inteligência agora é velocidade?], ele tem também um jogo de cintura que o faz escapar inteligentemente das perguntas insidiosas [haha, já sei a minha vantagem sobre os outros signos.]. Ele não será do tipo que vai manter a sua atenção constantemente na pessoa amada, a menos que esta lhe traga sempre alguma novidade, para mantê-lo ligado [Essa errou feio!!!]. Ele pode ser romântico, mas no sentido da alegria, sem nenhuma tragédia do tipo 'Romeu e Julieta' [Os outros rostam de romances que no fim não dão certo e terminam em tragédias, então?]. Ele adora enviar bilhetinhos de amor [Não. Mas já gostei. E apenas gêmeos?], contar histórias e casos, conversar [os outros não?], mas talvez ele esqueça as flores de seu aniversário. [nunca me presenteei. Porém, meu primo touros sempre esquece da data no próprio niver.]

O geminiano não faz o tipo [Olha o terrorismo.] ciumento, e em sua companhia é possível [com os outros não é possível?] desfrutar de momentos inesquecíveis de cultura, como uma boa leitura, um bom teatro ou um bom papo. Não espere o tipo 'machão' ou 'herói' [falou da pessoa errada.], mas procure nele o companheiro de brincadeiras, a criança brincalhona que sempre manterá alegria em sua vida [Viu isso numa novela. Ou num filme da Disney? Já sei, “O Amor é Contagioso” com Robin Willians! Ele era gêmeos?]. Ele pode [pode chover hoje?] ser profundamente interessante e sua vida não será monótona. [ou seja, arrisque se casar com um gêmeos. Com os outros, você nem mesmo terá essa possibilidade.]


Diante dessa análise quanto o que deveria ser, de acordo com “os cálculos” astrólogos com a realidade. E com o tipo de descrição feita. É imperativo a conclusão de que se trata de uma farsa.


Outras Considerações
O mapa astrólogo tem por base uma circunferência. Provavelmente, porque era a forma geométrica mais admirada, naquela idéia Pitagórica (porém que outros pensadores da época também tiveram), o circulo representava o perfeito, era a figura perfeita; pois a distância entre seu centro e a borda era sempre igual. Tanto é, que as órbitas dos planetas, e tudo mais, nos modelos astronômicos predominantes, tais eram círculos, haviam circunferências. Apenas Kleper, trouxe, mais adiante, que na verdade, se tratavam de elipses. Por que não mudar o mapa para um elíptico? Apesar que continuará sem lógica alguma. Usam-se retas convencionais, traçados convencionais; porém para se referir com medições e referências quanto aos astros. Contudo, desde Einstein, sabe-se que a tragetória no espaço não é essa reta convencional usada, mas sim uma reta curva, pois o plano, o espaço x tempo (como dito) é curvo, deformado pelo efeito gravitacional.

Agora, como uma certa defesa para se dar alguma credibilidade à astrologia, dizem que a astrologia tem lógica, pois a sua base, é que todos os corpos celestes interagem, alteram, afetam o comportamento humano com suas ondas magnéticas, efeito da gravidade e tudo mais. Bem, mas vamos averiguar alguns fatos:
- No que isso defende a astrologia? Os seus cálculos?
- Se formos realmente pensar em energia, não seria mais prudente, nos seus cálculos considerarem “objetos” mais próximos de maior magnitude, como o “Sagitário A” (o buraco negro mais próximo da Terra encontrado)? O qual tem uma massa 4 milhões de vezes maior que o Sol?
- E quanto a ação da matéria escura, a coisa mais desconhecida da física, porém, reconhecida a existência, e que se sabe ser a maior parte da constituição do Universo, de certa forma, quase que onipresente no espaço?
- E a passagem de cometas e meteoros?
- E a mudanças de eixos de rotação, o posicioonamento da galáxia, dos planetas, do Sol, e tudo mais para com os demais no Universo. O qual, de certa forma, está em constante movimento, expande. Entre tantas outras coisas.
- Para o posicionamento perfeito e exato de tais, são necessários cálculos incrivelmente pesados por potentes computadores. Se for então levar em conta a radiação solar, o efeito da gravidade, campo magnético de tais... sinceramente, eu não faço idéia da grandeza de complexidade da cousa. E duvido muito, que os astrólogos dominem isso; de modo a poderem tirar conclusões, corretamente baseadas na posições e influência de tais corpos.

Outra contradição para tal idéia, é quanto a pensar as coisas mais do dia-dia, próximas, e mensuráveis. Por exemplo, o efeito da Lua. Sua gravidade afeta a maré, os mares. Contudo, sempre esteve presente com o homem. E cadê os estudos relacionando, que o posicionamento de tal relativo ao homem afetou o comportamento humano? Quando no máximo, o que posso dizer, é que numa noite clara com uma lua cheia bonita, fico admirando aquilo, e mais bons hormônios libero. Porém, dizer que dependendo do posicionamento da Lua no dia do nascimento faz mais sentido, do que usar por referência Mercúrio! (porém, na prática, não há lógica alguma). Outro fato, é que “o que chega” de uma estrela longínqua, ou mesmo Marte, de modo a afetar-nos, é menor, do que a própria variação da gravidade e pressão atmosférica da Terra. Você, numa praia a nível do mar, tem uma personalidade, entre várias outras coisas do que é você, alterados, modificados, do que quando num planalto a 3 km de altitude? Sendo que se for pesar nos dois locais, haverá variação no peso = m.g. E também, a pressão mudando, é alterado de certa forma, a pressão exercida pela água no interior das células no seu corpo na parede celular. Para ter idéia, em tais lugares, a temperatura para se ferver uma panela com água é diferente em tais altitudes. Questões como a oxigenação no cérebro, quando se vive 10 anos num lugar a nível do mar, e de repente vai para um local a 6km de altitude, afetam, no mínimo algumas capacidades do metabolismo e sistema nervoso, podendo provocar algumas reações anormais, ou tendências de comportamento. Porém, como isso afeta a personalidade? Ondas de torres, celulares, ondas de rádios, satélites; somos bombardeados por tais ondas a cada instante em altíssimas quantidades. Muito mais, do que somos bombardeados, por qualquer coisa de outro planeta. Talvez, o que mais nos atinge é o Sol; porém, nossa personalidade muda se estamos no inverno ou no verão?

Se estas coisas que estão aqui, que afetam, que estão de fato ativas, que chegam ao nosso organismo. Os astrólogos não “medem”, não fazem cálculos e não sabem definir nem avaliar modificações no comportamento humano. Quão mais absurdo, é em relatar, quanto ao posicionamento de um outro planeta, e a influência que isso terá no nosso dia-dia.

Dizer um astrólogo que o efeito magnético, gravitacional de tais corpos celestes é a razão, a base, dessas modificações, tendências e definições das características das pessoas de tais signos. É o mesmo que um alcoólatra dizer que bebe vinho devido aos antioxidantes contidos na uva e porque tal faz bem ao coração.

Cade um estudo estatístico - não tendencioso - feito com uma quantidade enorme de pessoas (amostra grande) de modo a poder se ter uma boa margem aquase absoluta com um desvio padrão minimo? Um estudo tal que demonstre, de forma bem sólida, características especiais, representativas, com alto grau de dependência, associando a data de nascimento (o signo), com tais características. Porém, de modo que realmente demonstre "dependência significativa e conclusiva sobre a variável" (estatisticamente falando). Porém, se é visto como algo preciso, exato, uma ciência, algo realmente que "diz" o que é, e não apenas "olha, tende a ser isso", não pode lidar com "casos particulares" de pessoas que fogem do perfil, e caso fogem, qual a explicação astrológica da coisa? Pois se os fatores dessa mudança, for a educação, estilo de vida, entre outros associados principalmente ao pós nascimento da pessoa; toda a influência astrológica perde sentido. Contudo, sem mesmo fazer a pesquisa, você leitor, como eu, sabemos que para os astrólogos não haverão bons resultados, devido a grande diversidade de características humanas, desde aspectos fisicos, como culturais. Certamente, uma pessoa, que nasceu e viveu dentro de uma casa de ubanda, terá uma personalidade mais caracteristica a tal, e diferente, daquela que nasceu na Romênia em salas de concerto ouvindo música clássica; diferente, daquela que nasceu e cresceu em Salvador na Bahia, frequentando festas, baladas, carnaval, samba, axé. E assim, como você, conhece vários casos de imensa e absurdas diferenças e antonimos ocorrentes com pessoas de mesmo signo.
Na matemática, basta um exemplo, para se refutar e destruir uma teoria. É uma pena que muitas outras 'ciências' ignoram isso, como os darwinistas religiosos, céticos (que não questionam a própria dúvida) e os astrólogos.
Outra consideração importante é quanto ao nascimento da pessoa. O que dizer de um bebê pré-maturo? Que nasceu, fora daquilo que seria o ciclo natural, normal, do período de 9 meses de gestação. E assim, acabar nascendo num outro signo? Isso afetaria? O que forma o caráter, personalidade, as características de uma pessoa ao nascer, é “a data”, “os planetas”, “as estrelas”, ou sim, a sua gestação, os genes obtidos pelos pais (a forma como tais tratavam da saúde), a educação e exemplo obtidos no lar, escola, sociedade, igreja...?

Há uma magnífica frase que diz: “A verdadeira educação é a educação do coração.”

Por fim, coloco algumas declarações de Ellen G. White que deveriam ser muito mais atentadas, ouvidas, meditadas, e levadas a sério, do que essas bobagens supersticiosas e fantasiosas; de crenças baseadas num sistema pagão de se observar o universo e nós como parte dele, com certas características até mesmo espíritas e de ocultismo.

Por base na visão astrológica, não se pode defender que as pessoas podem mudar. Sejam os hábitos, seja, o caráter, sela a personalidade. A educação perde-se o valor. Tratamentos de reabilitação, entre outros, perde a lógica. E a transformação que Deus promove no coração dos convertidos, são vistos como aberrações para uma visão astrológica; a qual, não vê a própria aberração, a qual se aproveita da ignorância, fraqueza mental e moral, para saquear.

“ Escrituras indicam claramente a relação entre Deus e Cristo, apresentando com igual clareza apersonalidade e individualidade de cada um. “ – Mente, Caráter e Personalidade, v.1, 421

“Nunca penseis que já aprendestes o suficiente, e que podeis afrouxar agora vossos esforços. O espírito cultivado é a medida do homem. Vossa educação deve continuar através da vida inteira; deveis aprender todos os dias, e pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

Lembrai-vos que em qualquer posição em que servirdes estais revelando motivos, desenvolvendo o caráter. Seja qual for vosso trabalho, fazei-o com exatidão, com diligência; vencei a inclinação de procurar uma ocupação fácil.

O mesmo espírito e princípios que animam o trabalho de cada dia irão se manifestar através de toda a vida. Os que desejam apenas uma quantidade determinada de trabalho e um salário fixo, e que procuram encontrar um emprego exatamente adaptado às suas aptidões, sem a necessidade de se preocupar em adquirir novos conhecimentos e em aperfeiçoar-se, não são os que Deus chama a trabalhar em Sua causa. Os que procuram dar o menos possível de suas forças físicas, espirituais e morais não são os trabalhadores sobre quem derramará abundantes bênçãos. Seu exemplo é contagioso. O interesse próprio é seu móvel supremo. Os que necessitam ser vigiados e trabalham apenas quando cada dever lhes é especificado não pertencem ao número dos que serão chamados bons e fiéis. Precisam-se obreiros que manifestem energia, integridade, diligência, e que estejam prontos a colaborar no que seja necessário que façam.”
– A Ciência do Bom Viver, 499

“Quando os jovens adotam práticas vis enquanto o espírito é tenro, eles nunca obterão força para desenvolver plena e corretamente personalidade física, intelectual e moral. Ali estava um homem que se degradava diariamente, e todavia ousava arriscar-se a entrar na presença de Deus, e pedir um acréscimo da força que ele vilmente dissipara e que, se concedida, consumiria em sua concupiscência. Que paciência a de Deus! Se Ele lidasse com o homem segundo seus caminhos corruptos, quem poderia viver à Sua vista? Que seria se houvéssemos sido menos cautelosos e levado diante de Deus o caso desse homem, enquanto ele praticava iniqüidade, teria o Senhor ouvido? haveria atendido? "Porque Tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal. Os loucos não pararão à Tua vista; aborreces a todos os que praticam a maldade." Sal. 5:4 e 5. "Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá." Sal. 66:18. – Conselhos Sobre Saúde, 621


>> Considerações Finais <<

Acredito que a grande maioria das pessoas que leem, horoscopo, algo do tipo, o fazem na crença de que não se deve levar muito a sério. Ou seja, sabe, no fundo, que tudo é mais um tipo de brincadeira cultural. Todavia, há alguns perigos associados a isso que os destaco aqui:

a) A Falsa Sensação de Recompensa
Em geral, qualquer nota astrologica tende a ser o mais neutra possível. Todavia, ao mesmo tempo, é sempre efetuada com um certo ar de "dica", de "de saber o futuro", de "otimismo". Tudo isso, ao uma pessoa ler, automaticamente, subconscientemente, ela sente um pouco de prazer, da sensação de recompensa, por alcançar uma das maiores ambições do homem (o qual não tem): a capacidade de saber do futuro, ter informação privilegiada. É saber o que ninguém sabe, de certo modo. E assim, ela sente algum tipo de vantagem aos outros ou a si mesmo.

b) Um Problema Oculto Lidado da Forma Errada
O publico alvo (inclusive se pode ver isto na forma como são construídas as frases) são pessoas claramente com problemas emocionais. Pessoas com ansiedade. Pessoas desorientadas que não sabem muito bem o que fazer e que com isso, não sabem qual caminho tomar, ou como levar o dia, e tem certo medo por não saber o que será do dia. Logo, essas pessoas, encontram um pequeno refúgio ao ler o horóscopo, pois é justamente isso o que apresenta a tais. E isto, acaba criando um VÍCIO. Sendo a "droga" que sempre irão buscar para 'lidar com a sua ansiedade'. Ao invés de enfrentar as causas e curar sua saúde emocional. Destaco aqui, que algo tão importante como o estado da saúde, o estado imunológico das pessoas, o horoscopo não fala. Coisa qual afetura muito mais o dia, o humor, e as atividades de uma pessoa, do que "o que pode", "o que tem tambem chance"...

c) O Desprezo Metafísico
Astrologia é claramente algo metafísico, com qual se faz um marketing de ser algo fisico/matemático e cientifico (mas pede para alguns intelectuais, academicos de tais areas estudarem sobre isso e darem sua conclusão). Todavia, isso pode influenciar a considerar de maneira leviana ou com igualdade como trata outras questões metafisicas, inclusive religiões, ou com o próprio cristianismo. Diga-se de passagem, quem nos dias de hoje seria um martire do Cristianismo? E da Astrologia?

d) Atrofiamento das Faculdades Mentais
O nível das afirmações astrológicas está tão a nível de uma novela. É tão simplório e banal. Que por um lado é confortador, e traz o prazer da recompensa, pela pessoa se sentir "CAPAZ DE ENTENDER" aquilo sem dificuldade. Nossa mente, sente prazer em entender coisas. Por isso em geral as pessoas gostam tanto de novelas. Já pessoas que gostam de pensar um pouco mais, acham tediosas as novelas. É como um micro desafio que tais conseguem fazer sem problema. E isso é estreitar muito a mente e mesmo o entendimento e a forma como encarar a vida. Pois deveríamos primeiro realmente partir para o entendimento sério, em busca de saúde fisica, mental e espiritual.

A própria Bíblia diz que ninguem conhece o dia de amanhã, nem o que irá acontecer. Ela apenas nos deixa profecias sobre eventos e coisas importantes, não sobre nosso estado emocional, ou coisas que 'somos' ou o que pode ou não acontecer. Alias, ela sempre lida com a idéia de que o Ser Humano é mutável, não tem uma regra fixa que ou prende a como a ser durante toda a vida. O próprio ministério de Jesus foi em prol da educação e reeducação de crianças, jovens, adultos, idosos, doentes, prostitutas, ladrões, assassinos... E ela própria condena consultar tais coisas misticas e enganadoras.

Pense nisso.

0 comentários: